Fermento: O Alicerce das Bebidas Alcoólicas

Fermento: O Alicerce das Bebidas Alcoólicas

O que são?

Fermento é o nome dado ao grupo de microrganismos usados em produtos (Bactérias e leveduras) capazes de reduzir açúcar em gás, etanol e outras substâncias.

Usados com o fim de refinar o sabor, a textura e até mesmo a vida útil dos itens por meio da técnica titulada fermentação. Seguem alguns exemplos de sua atuação:

  • Pães e massas: o fermento somado na massa converte açúcar em gás, que fica preso dentro da massa e assim faz com o que item seja uniforme e macio;
  • Iogurtes: o fermento é o agente pela conversão da lactose (açúcar do leite) em ácido láctico que altera as proteínas presentes no leite e torna a textura do produto mais firme. 

Fermentação Alcoólica

A fermentação é o meio que alguns microrganismos usam para obter energia para crescerem e se multiplicarem através dos açúcares contidos nos alimentos. Desse modo, ao longo da técnica ocorrem varias reações químicas, dadas pelos micróbios, e com elas a liberação das matérias que propiciam os traços do produto fermentado em questão.

Assim, no caso dos fermentos alcoólicos, os tipos de micróbios usados são capazes de fazer a conversão dos açúcares em algum tipo de álcool. Como por exemplo: álcool n-propílico, álcool isobutílico e álcool isoamílicos.

Bebidas Produzidas Com Fermentos Alcoólicos

Cerveja

Bebida obtida pela fermentação dos açúcares contidos no malte de cevada pelo fermento Saccharomyces cerevisiae. Além disso, adiciona-se lúpulo e milho para conferir sabor à bebida. 

Ademais, quanto ao teor alcoólico da cerveja, este deve estar ente 0,5 e 54 %, mas a maior parte das cervejas industriais possuem teor entre 4,0 e 10,0 %, enquanto que as artesanais podem chegar até 12 %. 

Cachaça 

Obtida através da destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúca, fermento Saccharomyces cerevisiae, e outros como Kluyveromyces, Candida e Pichia. De acordo com a legislação, pode se somado sacarose em até 6 g por litro, e o seu teor alcoólico deve estar entre 38 e 48 %. 

Kombucha 

Produzida pela fermentação do chá verde por um misto de micróbios, chamado pela sigla em inglês SCOBY, que em português significa Cultura Simbiótica de Bactérias e Leveduras. 

Assim, são tidos como não alcoólicas, tendo teor alcóolico máximo de 0,5 %. Porém, as kombuchas alcoólicas devem ter teor alcoólicos entre 0,6 e 8,0 %.

Deseja iniciar a produção de uma bebida fermentada e não sabe como? A CETA Jr. pode te ajudar!! Entre em contato conosco e saiba mais sobre as nossas soluções!

Gostou do conteúdo? Leia também Kombucha e seu Potencial no Mercado de Alimentos e Cerveja: Entenda seus tipos e diferenças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *