Alimentos Nutracêuticos: Como Visar o Bem-Estar do Consumidor?

Alimentos Nutracêuticos_ Como Visar o Bem-Estar do Consumidor

A princípio, nutracêuticos são extratos de alimentos altamente nutritivos, e proporcionam benefícios à saúde, abrangendo desde prevenção até o tratamento de doenças clínicas. Apesar de parecer difícil, compreender o significado dessa palavra é super importante, pois alimentos nutracêuticos chegaram como alternativas para hábitos saudáveis. Em alta no mercado, é possível encontrá-los como nutrientes isolados, cápsulas, suplementos, alimentos processados e produtos herbais.

O que é de Fato um Alimento Nutracêutico?

A legislação brasileira não apresenta nenhuma nomenclatura oficial para o termo nutracêuticos, entretanto, é conhecida como substância bioativa, que seria a definição oficial mais compatível. De acordo com a resolução RDC nº 2 de 2002 da ANVISA, a substância bioativa tem por definição nutrientes ou não nutrientes que possuem ação metabólica ou fisiológica específica.

Diferenças Entre os Alimentos Funcionais e os Nutracêuticos:

Os alimentos funcionais, é um alimento que pode trazer benefícios à saúde além de nutrir o organismo com as substâncias que ele contém.

Na verdade, a principal diferença entre eles é que os nutracêuticos incluem os suplementos alimentares, e os alimentos enriquecidos com nutrientes não naturais. Tais como o sumo de laranja com adição de cálcio, alimentos funcionais e alimentos médicos. Assim, a definição mais correta de nutracêuticos é que são partes de um alimento que tem um conjunto de benefícios médicos ou de saúde, incluindo a prevenção e tratamento da doença.

Competitividade Entre as Marcas do Setor

Nesse novo mercado, avanços e aberturas de espaços nos campos da biotecnologia e ciência trouxeram a necessidade da indústria buscar constantemente a inovação. Uma das alternativas encontradas pelas marcas é o aperfeiçoamento de pesquisas e o desenvolvimento de designs mais atrativos para embalagens. A forma como esses produtos estão apresentados na prateleira é importante, já que o potencial consumidor para esse tipo de mercadoria são, em geral, muito receptivos a novidades que agreguem valor ao produto.

Ainda sobre as embalagens, a confiabilidade e segurança ao embalar são princípios básicos quando se trata de alimentos. É necessário garantir que o consumidor tenha conhecimento de que há aplicação de todos os padrões de qualidade e não tem perda de nenhum nutriente nesse processo.

Além disso, a sustentabilidade também é outro aspecto a se levar em consideração pelas indústrias de embalagens. Esse tipo de cuidado é um diferencial para o consumidor, que busca recipientes que reduzam o desperdício de plástico, embalagens ecológicas, materiais de base biológica e com características comportáveis e biodegradáveis.

Gostou de saber sobre os alimentos nutracêuticos? Nosso blog tem mais realizados com a sustentabilidade, como Sustentabilidade Alimentar: Saiba o que é e o que Pode ser Feito

Nos siga no Instagram (@cetajrconsultoria) para ficar por dentro de várias outras novidades. Além disso, entre em contato com algum de nossos analistas e saiba como iniciar o seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *