Sustentabilidade Alimentar: Saiba o que é e o que Pode ser Feito

Sustentabilidade Alimentar: Saiba o que é e o que Pode ser Feito

Você sabe o que é sustentabilidade alimentar? Aqui nós iremos explicar um pouco mais sobre esse tema, e sua estima para nossa vida. Além disso, veremos que com alguns costumes podemos melhorar nossos hábitos e o planeta. 

Fatores relacionados a algo sustentável:

  • O consumo excessivo de água;
  • O desmatamento;
  • A reciclagem indevida etc. 

Ademais, vale ressaltar que a refeição constitui um dos papéis principais ao tratar-se da sustentabilidade. Esse fator pode ser visto por meio de uma pesquisa feita na “WWF”. Assim, é avaliado que 34% do solo e 69% de água dos rios são usados para a produção de alimentos.

Sustentabilidade X Alimentação

A sustentabilidade entra em todas as áreas de nossa vida e uma delas é na alimentação. Abaixo citamos alguns desses aspectos:

  • Desmatamento: a fim de abrir pastagens para os rebanhos, muitas florestas são desmatadas pelos agricultores. 75% do desmate na Amazônia e 56% no Cerrado é devido à pecuária;
  • Queimadas: as queimadas também são realizadas para renovar a vegetação das pastagens, emitindo mais gases estufas;
  • Emissão de CO2: produzir 1 kg de carne bovina no Brasil emite 335 kg de CO2, isso equivale a emissão que um carro faz em 1.600 km.
  • Desperdício de água: o uso intenso de água na produção de carne, consome cerca de 3.800 litros de água por dia.

Assim, uma escolha mais sustentável seria trocar a carne vermelha pela carne branca. Desse modo, pode-se usar menos dos recursos essenciais. Outrossim, opte por legumes, verduras, feijões, cereais etc.

Passos para uma alimentação sustentável:

  • Evite o consumo de carne, peixe e lácteos, o ideal seria optar por esses alimentos uma vez por semana;
  • Prefira alimentos orgânicos e com uma cadeia produtiva mais ecológica;
  • Comer em pequenas porções, é possível medir a quantidade de alimento que será consumido e por consequência evitar perdas;
  • Diminua a emissão de CO2 ao preferir alimentos de temporada. Dado que, alimentos fora da estação acarretam a procura em outros estados ou países, o que utiliza meios de transportes que produzem o gás carbônico.

Portanto, seguindo esses 4 tópicos o homem já economiza diversos recursos inevitáveis para a vivência e prevenção da falta deles num futuro próximo. Ademais, separamos um livro para quem busca se aprofundar nesse mundo mais sustentável. Dessa forma, o conteúdo encontrado em “Nutrição Funcional e Sustentabilidade: alimentando um mundo saudável” é possível aprender sobre a alimentação tradicional, valorizando a biodiversidade brasileira. 

Com isso, nota-se o valor que os hábitos alimentícios levam para o meio ambiente e seu impacto em toda a cadeia produtiva. Bem como é notória a necessidade de se optar por comidas mais sustentáveis. Venha conhecer nossas soluções e aprimore seu negócio. Gostou do conteúdo? Então não se esqueça de deixar seu comentário. Leia mais sobre: Sustentabilidade nas Indústrias de Alimentos: Marketing do Bem! 

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *