Alta Pressão Hidrostática: Inovação na Conservação

Alta Pressão Hidrostática: Inovação na Conservação

A princípio, os alimentos naturalmente estão sujeitos a diversos tipos de alterações, causadas sobretudo por microrganismos, enzimas ou reações com o oxigênio do ar, conhecido como oxidação. A indústria de alimentos com o passar dos anos tem buscado, cada vez mais, novas técnicas de conservação de alimentos. Elas têm como alvo gerar alimentos seguros e mais saudáveis, aumentando a vida útil e a melhoria da qualidade sanitária dos produtos. Nesse contexto, uma tecnologia em ascensão no mercado é a alta pressão hidrostática.

Alta pressão hidrostática é uma técnica que consiste em aplicar altas pressões nos alimentos, por meio de uma forma que transfere a pressão ao produto. A alta pressão, atinge todo o produto de forma igual, o que já difere essa técnica, de outras mais comuns.

Quais são as vantagens e desvantagens?

Entre elas temos:

  • As vantagens: A principal, é a preservação dos atributos nutritivos, funcionais e sensoriais, quando comparado a tratamentos térmicos usuais. Com relação à microbiologia do processo, a técnica é eficaz em bactérias, vírus e bolores. Além disso, diferente de processos térmicos, ela independe do volume do produto, gera um tempo menor de processamento.
  •  As desvantagens: A maior delas nesse método é o seu alto custo, já que todo o aparato preciso para a sua realização é de um valor alto. Outro ponto é que certos alimentos, como certas verduras e frutas, não suportam altas pressões e podem sofrer alterações nas suas formas. Por fim, outro ponto importante é a sujeição de embalagens resistentes a esse tratamento.

O seu uso em diferentes alimentos:

Em resumo, com o processo usando alta pressão hidrostática há vantagens claras para alguns tipos de alimento, por exemplo:

  •  Os produtos cárneos: A alta pressão hidrostática confere à carne uma longa vida útil por favorecer moléculas pequenas, como vitaminas ou compostos que dão o sabor à carne. Além disso, esse método traz vantagens para esse tipo de alimento, por manter a coloração que quase não é afetada.
  • Os pescado: Esse método pode oferecer a separação física da carne do crustáceo e do molusco da sua concha. Isso se dá pela desnaturação de uma proteína específica que permite então o produto final atingir 100% de rendimento. Outro ponto é que a rápida liberação da carne das conchas permite uma redução do custo que estaria ligado ao trabalho manual.
  •  E os Sucos de Fruta: O uso da técnica nesse tipo de produto traz vantagens ao manter qualidade e frescor das frutas e ainda mantem as qualidades nutritivas. Sendo assim, o uso desse método, faz com que reduzam os conservantes químicos ou não se façam preciso.

Assim sendo, embora existam desvantagens nessa técnica e ainda demande mais estudos, a Alta Pressão Hidrostática é uma tecnologia promissora. É de se esperar que com o ganho de espaço dessa tecnologia no mercado, pontos como o de alto custo dos aparatos sejam contornados. Assim, fazendo com que a tecnologia se torne a cada dia mais acessível e trazendo consigo todos as vantagens para um grande número de produtos.

Por fim, quer saber mais sobre os processo de alimentos e tecnologias crescentes? Venha conferir o nosso  Instagram (@cetajrconsultoria) e fique por dentro do nosso Blog. Para mais informações acesse o link a seguir:

Aquecimento ôhmico: Uma Alternativa Sustentável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder as suas perguntas. Fale com a gente!

× Como posso te ajudar?