Água Eletrolisada: Nova Substância Limpante e Sanitizadora

Água Eletrolisada: Nova Substância Limpante e Sanitizadora

Em primeiro lugar, é o processo de Eletrolisação da Água (AE) que usa os elementos naturais da água, sal, eletricidade e os reúne em uma câmara para originar uma solução limpante eficaz e poderosa.

Em sequência, não se usa essas soluções somente para higienizar alimentos, mas também para a proteção de organismos nocivos.

Mas por que usar a água eletrolisada?

Sobretudo porque a higiene, na produção de alimentos, é vista como o primeiro passo de segurança alimentar mais próspera na história. E de fato, mais de 30% das doenças causadas por intoxicação alimentar se deve a uma má sanitização.

Todavia, apesar ser um agente antimicrobiano novo, já apresenta um longo histórico de aplicações na Ásia. A AE ainda está sendo entendida e aplicada nas indústrias de alimentos nos EUA.

E como ela é preparada?

De modo geral, a sua produção se dá pela de uma solução clorada por eletrólise, e que provoca a divisão dos íons através dos eletrodos de carga positiva e negativa. Desse modo, elas se dividem em três principais tipos de acordo com seus padrões, sendo eles, valor de pH e espécie de cloro livre:

  • A alcalina: É o pH maior que 11 e mais de 95% de cloro livre na forma de íon hipoclorito;
  • A ácida: É o pH de 2 a 3,0 e 95% de cloro livre na forma de gás cloro;
  • E a fracamente ácida: É o pH de 5,0 a 6,5 e mais de 95% de cloro livre na forma de ácido hipocloroso.

E essas características são importantes, pois estão envolvidas no efeito dos diferentes tipos da água eletrolisada. Por exemplo, o NaOH pode ser empregado como agente limpante não corrosivo e desengordurante brando, devido ao seu ph. Em relação a isso, o HOCL apresenta maior poder sanitizante se comparado com as outras frações de cloro livre, por conseguir entrar na célula. E ele se mostra eficaz contra bactérias, fungos e vírus, precisando de menor tempo de contato para ação.

E quais são as vantagens da substância?

Decerto há muitas em relação aos agentes de limpeza e desinfetantes usuais:

  • É atóxica: Juntos, o NaOH e HOCl permitem uma opção mais eficaz e sustentável;
  • Tem ação antibacteriana: O HOCI é eficaz contra os tipos mais comuns das bactérias, fungos, vírus e dos esporos, agindo em pouco tempo.
  • Múltiplos usos para limpeza: O NaOH limpa e desengordura superfícies ásperas e paredes, pisos, forros e máquinas;
  • É Sustentável: Ela é feita em local próprio, logo, não há necessidade de outros produtos de limpeza.
  • Tem um amplo uso: Em hospitais, unidades de saúde e ambientes de produção de alimentos.
  • É econômica: O sistema de água eletrolisada oferece soluções por menos de R$ 0,18/3,78 L, dando um retorno sobre investimentos em menos de um ano.
  • É certificada: Os órgãos de fiscalização dos Estados Unidos, e outros como EPA, USDA, FDA e CDC, reconhecem a água eletrolisada para fins de produção de alimentos.

E como a Limpeza é feita? 

Normalmente, é feita com spray ou tratamento por imersão. Ademais, mostrou grande eficácia na ação antimicrobiana por ser competente no controle e redução de micro-organismos. Ainda, foi relatado que poderia ser eficaz como um sanitizante no ambiente de processamento e superfícies nas quais os alimentos são processados, produtos em capsulas e em embalagens impermeáveis.

Em resumo, a água eletrolisada tem ganhado reputação como um desinfetante mais poderoso que os produtos usuais, e sua eficácia reduz os patógenos nas produções.

Por fim, já conhecia essa novidade ou se interessou por ela? Entre em contato conosco, acompanhe nosso site e Instagram (@cetajrconsultoria), para mais tendências na área de alimentos. Aqui um assunto referente para maior conhecimento:

https://www.cetajrconsultoria.com/qualidade-da-agua-o-que-afeta-minha-producao/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *