Nutrigenômica: Entenda Melhor Sobre essa Tecnologia!

Nutrigenômica: Entenda Melhor Sobre essa Tecnologia!

Antes de mais nada, a tecnologia nutrigenômica vai otimizar e inovar os estudos sobre alimentação e saúde. Saber usar os alimentos para diversos objetivos pode mudar a vida do ser humano. Mas como é essa tecnologia e como ela pode ser aplicada em nosso dia a dia? Entenda agora!

O que é a tecnologia nutrigenômica?

É um estudo genético que compara como os genes se expressam em um indivíduo com os nutrientes de um alimento já ingerido. A fim de propor uma análise de como o seu metabolismo lida com as diferentes substâncias, como por exemplo, a cafeína e a gordura.

É a partir dessa tecnologia, que se pode entender as ações nutricionais a nível intracelular que podem levar mudanças nos padrões de metilação do DNA, sendo elas responsáveis pelas reações produtoras de genes. E dessa forma, usar o componente de forma objetiva ao tratamento que se é desejado.

Como e por que ela surgiu?

Foi a partir do Projeto Genoma, iniciado no ano de 2000, que muitas técnicas de estudos se voltaram a armazenagem e análises de grandes quantidades de dados. Logo, a ciência no campo nutricional usou dessas técnicas para entender as interações entre os nutrientes e os seus consumidores. Sendo ela enfim nomeada desta forma.

Ademais, a tecnologia permite a identificação de um alimento que é saudável ou não para cada pessoa no estudo. Além de buscar alimentos que ajudem ou atrasem a expressão de certos genes. Para que com isso, possam propor uma dieta mais assertiva e segura para cada perfil genético.

A principal fonte de remédios terapêuticos são os alimentos, que assim como os remédios comuns, são usados para a cura ou prevenção de doenças.

Exemplos das aplicações do estudo

Todos podem se beneficiar do controle nutricional individual. Dessa forma, o estudo permite atingir os objetivos pessoais dos mais diversos.

Apesar disso, se pode aplicar, também, em muitas situações mais singulares como:

  • O desempenho para atletas;
  • A determinação de intolerâncias e alergias;
  • A prevenção e tratamento de doenças (Ex: a diabetes, obesidade, o Alzheimer, etc).

Quais são os impactos para o futuro?

Se utiliza a aplicação dela para o plano tático de prevenção de doenças. Com a evolução da mesma, se irá acelerar a descoberta de novas doenças e a prevenção em seguida. Dessa forma, as chances de pandemias como a do corona vírus, entre outras que possam aparecer, serão muito menores.

Portanto, podemos concluir que através da tecnologia nutrigenômica, é possível traçar estratégias nutricionais mais eficazes. Além disso, pode-se também utilizar ela como biomarcador para a detecção de doenças em seu estágio inicial, e com isso, prevenir ou retardar a sua evolução.

Por fim, gostou do conteúdo e quer ler mais textos como esse? Nos siga nas nossas redes sociais e fique por dentro das novidades no ramo de alimentos! Confira a seguir outro texto referente ao tema:

Food Tech: Os Alimentos do Futuro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder as suas perguntas. Fale com a gente!

× Como posso te ajudar?