Imagine um chocolate com formato ergonômico que se encaixa perfeitamente na mão, ou ainda, uma embalagem de salada que se transforma em um prato. Mas afinal, como esses insights são fundamentados e aplicados na prática? Se você ficou curioso, continue a leitura e descubra mais sobre o universo do food design, uma área inovadora que vai além da simples apresentação estética de um prato.
Numa definição simples, food design é uma disciplina relacionada ao design de produtos, que inclui não só a criação de novos alimentos, mas embalagens, espaços, objetos e formas de apresentação e preservação. Pesquisadores europeus cunharam o termo por volta de 1997, e, atualmente, a Sociedade Internacional do Food Design (IFDS) organiza e ampara essa área. Além disso, englobam conhecimentos de outras áreas como biologia, genética, antropologia, psicologia, sociologia e nutrição.
A área se divide em algumas subcategorias, o que facilita a sua compreensão:
- Design com Comida – os designers tratam a comida como um objeto, explorando processos criativos para desenvolver novos formatos, materiais, sabores, texturas, temperaturas e cores.
- Food Product – as indústrias criam alimentos voltados para a produção em massa, priorizando eficiência e padronização.
- Design para Comida – esta categoria abraça todos os produtos para cozinhar, cortar, misturar, guardar, preservar e apresentar comidas.
- Food Space Design e Design de Interiores para Comida – Aqui estão englobados os projetos que idealizam os ambientes utilizados para comer, desde restaurantes a cozinhas e salas de jantar. Luminosidade, climatização, sonorização e mobiliário.
- Eating Design – considera todas as interações com comida, especialmente em momentos de refeições. É considerada a sub-área mais complexa, pois abraça outras disciplinas como sociologia e antropologia, considerando o comportamento das pessoas, repleto de variáveis.
O food design se revela como uma força transformadora no universo da alimentação, transcendendo a mera estética dos pratos. Ao integrar design e gastronomia, essa área multidisciplinar cria experiências sensoriais completas, que despertam emoções e memórias nos consumidores. Assim, impulsionando a inovação na indústria alimentícia e desenvolvendo produtos que atendem às necessidades de um público cada vez mais exigente e consciente.
Gostou do conteúdo? Para saber mais sobre o ramo de alimentos, nos siga no Instagram (@cetajrconsultoria) e fique por dentro das novidades do nosso Blog. Descubra mais artigos como esse acessando o link abaixo: https://www.cetajrconsultoria.com/sustentabilidade-reduzindo-impactos-ambientais-com-inovacao/