Plástico de Leite: Uma Alternativa Sustentável

Plástico de Leite: Uma Alternativa Sustentável

Muitas embalagens são recicláveis, porém no atual momento, a nossa indústria usa sobretudo as embalagens feitas de materiais não recicláveis. É o caso, por exemplo, do plástico filme, que envolve queijos, bandejas de frios, carnes e uma série de outros alimentos.

Qual a importância dessa inovação?

Ao mesmo tempo, o conceito de sustentável vem ganhando muito destaque no mercado, em especial devido à demanda dos clientes. E dessa forma, há cada vez mais o cuidado de reduzir o impacto no planeta e também o desejo de opções mais saudáveis de consumo.

Logo, optar pelas inovações em embalagens sustentáveis é um caminho vital, já que as embalagens são a cara dos produtos, e por isso buscar trazer elementos mais sustentáveis já no recipiente onde o produto estará, é um atrativo a mais.

E como essa embalagem funciona?

Pensando nesses objetivos, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos criou uma embalagem plástica biodegradável, que se estabelece a partir de uma proteína do leite, a caseína, que é capaz de proteger os alimentos da ação do oxigênio.

Essa embalagem poderia ser usada para caixas de pizza, embalagem de queijos e até sopas solúveis. As mesmas feitas a partir dessa proteína do leite têm o potencial para substituir os adoçantes e até saborizantes, podendo ser cozida em conjunto com a comida. Ou seja, além de ser biodegradável, ela também é comestível.

Os filmes a base de proteínas impedem o oxigênio de um jeito mais poderosos que os produtos comuns. Portanto, ajudam a prevenir a degradação dos alimentos e evitar o desperdício durante a divisão ao longo da cadeia alimentar.

Os materiais usados hoje em dia, são feitos a partir de resinas derivadas do petróleo, todavia, os cientistas norte-americanos garantem que o filme plástico obtido do leite é até 500 vezes mais eficaz que o usual para manter o vácuo na embalagem.

Ou seja, são capazes de proteger os alimentos da ação do oxigênio com muito sucesso, isso porque a proteína do leite forma uma rede mais resistente.

Contudo, foi preciso a adição de alguns elementos para tornar o filme plástico mais prático para o uso no dia a dia. A glicerina, por exemplo, faz com que a película fique mais macia, e a pectina cítrica deixa o filme plástico mais resistente à umidade e à elevadas temperaturas.

Os aditivos nutritivos como vitaminas e probióticos também poderiam ser incluídos no futuro, assim como aromas, visto que a princípio, essa embalagem não possui gosto.

E quais são as vantagens e desvantagens que o plástico de leite oferece?

Como vantagens, temos:

  • O Sustentável;
  • A Biodegradação;
  • É comestível;
  • Ajudam na imagem da empresa perante o cliente;
  • São adaptáveis às maquitas de empacotar atuais;
  • E somado ao empacote automático, reduzem custos e aumentam mercado.

Contudo, as desvantagens estão, em suma, ligadas à chance de ingestão da embalagem. Essa, por sua vez, seria um problema às pessoas que possuíssem algum tipo de alergia ou aos veganos, que se opõe ao consumo de derivados de animais.

Em resumo, notamos a importância da constante inovação e evolução, tanto para o meio ambiente quanto para o mercado e os clientes. Além disso, a tecnologia aliada à ciência de alimentos pode nos trazer muitos benefícios e funções.

Por fim, tem vontade de dar um up nas suas embalagens, e tornar elas mais atrativas, eficazes e adequadas ao seu produto? Entre em contato, a CETA Jr. pode te ajudar!

Gostou do conteúdo? Confira o nosso Instagram (@cetajrconsultoria) e fique por dentro das novidades. Além disso, aqui estão alguns assuntos ligados a esse tema:

Embalagens Interativas: Elevando a Relação com o Cliente

Embalagens MAP e EMAP: Conheça Sobre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder as suas perguntas. Fale com a gente!

× Como posso te ajudar?