Sustentabilidade: Reduzindo perdas a partir de subprodutos

Sustentabilidade_ Reduzindo perdas a partir de subprodutos

Em primeiro lugar, já parou para pensar na quantidade de alimentos desperdiçados diariamente? Ao preparar o almoço, lanche, suco ou vitamina você utiliza 100% dos alimentos ali presentes? Além disso, se notarmos a quantidade de resíduos que simplesmente descartamos no lixo, e ao invés, usarmos para gerar outros produtos, o mundo teria muito mais sustentabilidade.

Mas por que minimizar essas perdas?

De acordo com estudos, a falta de sustentabilidade está intimamente ligada com a degradação de recursos naturais, segurança alimentar e às bruscas mudanças climáticas/ambientais. Logo, é extremamente importante que haja a correta utilização dos subprodutos, visando a melhora do meio-ambiente e também às pessoas que sofrem com desnutrição.

Mas como fazer isso e quais nichos são interessantes?

Frutas

Descartam-se na indústria de frutas, as cascas e sementes em sua maioria. Porém, possuem alta atividade antioxidante para o nosso corpo, além da atividade antimicrobiana e nutrientes necessários. Algumas das funções dos resíduos de frutas que podem ser facilmente feitos:

  • Geleias: Resíduos de maçã, groselha e amora podem ser usados para se fazer uma deliciosa geleia, já que são frutas ricas em pectina;
  • Chás ou infusões: Cascas de laranja e limão podem ser secas e usadas para fazer um chá e relaxar;
  • Aromatizante natural: Utilizam-se as mesmas cascas secas de laranja e limão para perfumar sua casa, carro ou sala de trabalho;
  • Compostagem: Utilizam-se os resíduos de qualquer fruta como um ótimo adubo orgânico para plantações;
  • Biscoitos, bolos e pães: Cascas e sementes das frutas podem ser usadas para os assarmos ou até mesmo inovar com novos sabores;
  • Sucos: Por último e extremamente fácil, as cascas e/ou sementes das frutas também podem ser usadas para fazer um suco muito refrescante e cremoso.

Pescados

Na indústria de pescados, há um número de descarte muito grande, usa-se como resíduos a pele, cabeça, vísceras, escama, espinha, osso e barbatana. Porém, são boas fontes de proteína, quitina e carotenoides, além de ter função antimicrobiana e antioxidante para o nosso corpo. Algumas funções desses resíduos:

  • Caldos: Feito a partir de cabeça e espinhas, proporcionando um sabor único na produção de algum alimento;
  • Farinha: A partir de peles e escamas, usado em ração animal;
  • Colágeno e gelatina: Obtidos da pele dos peixes;
  • Óleo: A partir das vísceras pode-se gerar um óleo de peixe muito rico em ômega 3. Usa-se para suplementação ou até mesmo na indústria farmacêutica para produzir medicamentos.

Lácteos

Ademais, indústria de laticínios temos uma ampla variedade de resíduos advindos do leite. Sendo ótimos fornecedores de proteínas, minerais como cálcio, fósforo e potássio, e também, vitaminas. Sabemos que existem muitos alimentos feitos a partir do leite, mas e quanto aos seus subprodutos que nem sempre são usados?

Alguns deles:

  • Soro de leite: Muito rico em proteína e diversos minerais. Usa-se em uma ampla variedade de produtos, como cárneos, panificação, confeitaria e o muito comum, whey protein, como suplemento;
  • Gordura do leite: Usa-se na produção de manteiga e alguns tipos de queijos, podendo ainda ser usada pela indústria farmacêutica;
  • Leitelho: Por possui características emulsificantes e espessantes, usa-se na indústria de panificação;
  • Caseína: Proteína do leite muito usada para agregar valor nutricional em diversos produtos, além de auxiliar no processo de emagrecimento.

Quer saber mais como aproveitar os resíduos e promover a sustentabilidade? Desenvolver um produto do zero, sem bater a cabeça? A CETA Jr. faz isso acontecer, entre em contato com conosco.

Por fim, não esqueça de nos seguir no Instagram (@cetajrconsultoria) para se manter atualizado nos assuntos. Além disso, entre em contato. Quer ficar por dentro de mais conteúdos similares ou quer saber mais sobre aproveitamento? Então de uma olhada em

https://www.cetajrconsultoria.com/aproveitamento-de-residuos-na-industria-cervejeira/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *