Bebidas Encapsuladas: Tendências e Curiosidades

Bebidas Encapsuladas: Tendências e Curiosidades

Nos dias atuais, ao falar sobre tendências no setor de alimentos e bebidas, temos como principais tópicos:

  1. Reduzir os impactos ambientais;
  2. Garantir o direito ao acesso de produtos de qualidade em quantias notáveis;
  3. Praticidade com segurança (pós-covid-19).

Por analogia a essa visão, temos o conceito FoodTech – prática de novas tecnologias no setor de alimentos, em que visa melhorar questões, de como por exemplo, o custo-benefício. Dessa forma, observa-se cada dia mais um progresso no setor e uma tendência de consumo mundial.

A exemplo de novos avanços tecnológicos, podemos destacar a produção de bebidas em cápsulas, em que permite que o consumidor tenha acesso prático e rápido ao produto. Também, podemos destacar o consumo mais consciente, uma vez que dispõe de quantias suficientes e evita desperdícios.

Ainda que a principal criação do mercado de cápsulas seja o café e seus derivados, observa-se uma forte tendência na produção de sucos/néctar, ice tea, refrigerantes e também, energéticos e água com gás.

Como funciona essa tecnologia?

As máquinas para bebidas em cápsulas são semelhantes às de café, porém, existe uma conhecida como all-in-one (tudo em um). Além dessa máquina ser purificadora de água, também é capaz de produzir diversas opções de bebidas, sendo estas quentes ou frias, alcoólicas ou não e com gás ou sem.

Em princípio, cada cápsula dispõe de um código de barras específico, em que irá passar por uma leitura precisa na máquina. Em seguida, ela irá dosar a quantidade de cada componente crucial para o preparo e a bebida estará pronta para o consumo.

Contudo, para gaseificar as bebidas, essas máquinas contam com o uso de um cilindro de gás que precisa ser trocado, visto que ele apenas rende uma certa quantidade de litros. Também, é crucial realizar a trocar do filtro de água periodicamente, a fim de descartar qualquer contágio de bactérias e resíduos às bebidas.

 Mas então, será que vale a pena investir?

As máquinas que fazem café através de cápsulas estão se tornando cada vez mais comuns e acessíveis no Brasil. Porém, as máquinas que concebem outras bebidas ainda não são tão viáveis para o consumidor, uma vez que existe uma tecnologia avançada por trás da produção e que torna seu custo mais elevado. Além disso, algumas máquinas requerem manutenção, o que exige gastos com materiais e/ou profissionais.

Por outro lado, podemos destacar algumas vantagens, tais como:

  • Qualidade: produto sempre fresco e saboroso;
  • Praticidade e rapidez: não requer grandes esforços para o consumo;
  • Autonomia.

Com isso, destaca-se que as inovações na indústria de alimentos estão chegando cada vez com mais força, trazendo sempre diversas vantagens para o consumidor. Quer saber como a CETA Jr. pode te ajudar? Entre em contato conosco!

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre as novidades no mundo dos alimentos? Nos siga no Instagram (@cetajrconsultoria) e acompanhe nosso blog. Mantenha- se atualizado e confira mais sobre as inovações no ramo de alimentos: Dark Kitchens: A Nova tendência no Setor de Food Service, Konjac: A Nova Tendência para Dieta Low Carb.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *