Bebidas Vegetais: Qual o Impacto na Indústria Láctea?

Bebidas Vegetais: Qual o Impacto na Indústria Láctea?

A princípio, com o progresso da ciência, é cada vez mais comum encontrar diversas opções no mercado, como as bebidas vegetais, que trazem diversas informações que ajudam a escolha do consumidor.

Visto que, o cuidado com a saúde do consumidor e do plante ganha um foco cada vez maior, isto gera a tendência de aumento no chamado consumo consciente. Assim, esse consumo tem afetado vários setores do mercado, em especial os lácteos, onde os leites vegetais vem ganhando espaço.

Um breve histórico sobre leites vegetais

A chamada tendência plant-based teve origem com o primeiro leite vegetal de soja no ano de 1996, porém, apenas em 2010 passou a ganhar destaque. Atualmente, temos que 10% do mercado são representados por leites vegetais que englobam os grupos:

  • Soja;
  • Amêndoa, arroz e nozes;
  • Coco;
  • Ervilha;
  • Aveia.

Mudança no setor de lácteos

Entretanto, cada vez mais, os produtos à base de vegetais tem afetado a indústria de alimentos, tendo como principais fatores que alavancam essa escolha:

  • Saúde e bem-estar;
  • Condições medicas;
  • Propensão ou gosto;
  • Cuidado ambiental;
  • Bem-estar animal.

Impacto na saúde e bem-estar do consumidor

Todavia, com o aumento do cuidado com a saúde e bem estar, o consumidor tem optado por produtos que tenham uma alegação de saúde. O principal foco são produtos que possuem vantagens além de serem poucos calóricos mas que também gere vantagens físicas e mentais como:

  • Ajuda na qualidade do sono
  • Alivia estresse
  • Ajuda o sistema imune

Além disso, outros fatores como a redução do consumo de ultra processados e busca por rótulos mais simples e com componentes conhecidos. Aliás, os rótulos mais simples e com componentes conhecidos tem gerado uma maior confiança no consumidor.

No caso de intolerância e alergia

Contudo, um dos fatores que mais gera impacto no consumo de leite são condições medicas como a intolerância a lactose e alergia ao leite. Isto é, como uma grande parcela da população mundial apresenta intolerância a lactose é esperado um aumento expressivo no mercado de leites vegetais nos próximos anos.

Novos sabores para novos produtos

Ademais, algo que o consumidor não aceita abrir mão é o sabor, por desejar desfrutar do que consomem, sendo abertos a provar novos produtos. Assim, os leites vegetais, por possuírem sabores únicos, apresentam um potencial para inovação e novos sabores.

Cuidado com o planeta e animais

Desse modo, com o futuro do planeta cada vez mais em foco, o consumidor tem optado por marcas que tenham um cuidado com o meio ambiente. Devido a isso há uma crescente demanda de produtos que tenham um impacto positivo para o planeta e todos que habitam. Portanto, todos os componentes são avaliados, da embalagem até a matéria prima. Buscando se destacar, os leites vegetais transmitem uma história clara e com respeito em sua cadeia de produção.

Tendências atuais para o setor

No momento, o leite vegetal que mais cresce é o de aveia, por apresentar textura e sabor agradáveis, comparáveis ao leite tradicional. Contudo esse produto possui alguns desvantagens como:

  • Sabores residuais;
  • Alto teor de açúcar.

Para contornar esses problemas é cada vez mais comum o emprego de enzimas para a produção de bebidas vegetais, melhorando o sabor ao reduzir sabores e gerando dulçor.

O que podemos esperar para o futuro?

Em suma, os leites vegetais são a resposta para os consumidores que buscam alimentos que possuam sabor agradável, além de trazerem benefícios a saúde e ao planeta. A continua expansão desse produto no mercado tem o tornado cada vez mais próximo ao leite tradicional, graças as inovações continuas e evolução da indústria.

Quer saber mais sobre como as bebidas vegetais afetam a indústria de lácteos ? Podemos te ajudar!!! Venha conferir no Instagram (@cetajrconsultoria) e fique por dentro das novidades em nosso Blog.

Maionese Vegana: Você Conhece esse Produto Plant-based?

“Carne Vegana” Impressa em 3D: Conheça Essa Inovação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *