Mel: Pode ser Considerado um Adoçante Natural?

Mel: Pode ser Considerado um Adoçante Natural?

A princípio, entende-se por mel o produto alimentício produzido geralmente pelas abelhas, a partir do néctar das flores ou das secreções procedentes de partes vivas das plantas. Isto é, são as abelhas que recolhem, transformam, combinam com substâncias específicas próprias, armazenam e deixam madurar nos favos da colmeia. O mel é um ótimo adoçante natural, que é absorvido pelo nosso organismo de maneira mais lenta do que o açúcar, de modo que sofremos menos picos de glicose.

Ele pode ser considerado adoçante natural?

O mel é um adoçante natural rico em nutrientes, como cálcio, ferro, potássio e magnésio, e é um poderoso antioxidante. Pode melhorar a digestão e ainda manter a flora intestinal, garantindo o bom funcionamento do sistema digestivo.

Ainda assim, é composto de 30% de glicose, menos de 40% de frutose e cerca de 20% de outros tipos de açúcares, o que faz diferença no consumo. Contudo, vale lembrar que é um alimento muito calórico, devendo ser consumido com moderação, apesar de seus benefícios.

Mel é melhor que açúcar?

O mel possui substâncias não contidas no açúcar branco, são elas: vitaminas, minerais e antioxidantes. Ele conta também com boas quantidades de açúcar e carboidratos e por isso é uma ótima fonte rápida de energia.

Além disso, possui alguns ácidos orgânicos, sendo que um deles, o ácido glucônico, contribui para a formação do peróxido de hidrogênio, um poderoso antibactericida. O ferro e o cobre contribuem para a ação antimicrobiana.

No entanto, vale destacar que o mel engorda porque é doce e tem quase as mesmas calorias do açúcar branco. Ele se torna mais saudável que o açúcar por conter mais nutrientes, por isso seu consumo não deve ser de forma excessiva.

Benefícios do mel para a saúde:

Desse modo, podemos ressaltar alguns dos benefícios que o adoçante pode ter sobre a nossa saúde, como por exemplo:

  • O aumenta a imunidade;
  • O efeito expectorante;
  • Auxilia na digestão;
  • Melhora a prisão de ventre;
  • É antibactericida;
  • Ajuda a trabalhar a memória;
  • Entre outros.

Gostou de conhecer um pouco sobre o Mel? Quer saber mais? A CETA Jr. pode te ajudar! Siga o nosso Instagram (@cetajrconsultoria) e confira alguns artigos semelhantes em nosso Blog, como: Alimentos Antioxidantes e seus benefícios e fique por dentro de diversos temas no ramo alimentício.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *