Casca da Laranja: Desenvolvendo Produto com Resíduos

Casca da Laranja_ Desenvolvendo Produto com Resíduos

Não é de hoje que a busca por aproveitamentos de resíduos industriais tem sido um assunto recorrente, pois com esses resíduos é possível desenvolver um novo produto para o mercado comercial. Por esse motivo, saber qual produto pode ser feito à base desses resíduos, foi uma peça chave na indústria de sucos de frutas, como, por exemplo, a casca da laranja, por entenderem como estar por dentro dessa tendência.

 Como esse aproveitamento é possível?

Primeiramente, sabendo que a casca de frutas cítricas equivale há mais de 40% do peso total da matéria-prima, é essencial buscar alternativas para a casca da laranja. Nessa perspectiva, pesquisadores da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) realizaram um método que foi possível reciclar e aproveitar a casca da laranja para atribuir um valor econômico à produção.

Isso ocorreu devido à extração de fibras solúveis e carboidratos, para ocorrer o aproveitamento em outros processos industriais. Sendo assim, uns dos compostos que houve essa extração foi a pectina e a xilana.

Esses compostos são o quê?

O método de extração da pectina, possibilita o aproveitamento dessa fibra solúvel presente no resíduo, utilizando ácido cítrico para aplicar em cascas de laranja. A pectina, por ser uma fibra solúvel em água, é de extrema importância para indústria de alimentos, sendo utilizada aos produtos como:

– Geleias

– Compotas

– Sorvetes

Já a xilana é uma substância convertida em carboidratos com caráter prebiótica devido à ação de enzimas. Sendo assim, possibilitam uma alimentação de bactérias, presente na flora intestina, benéfica.

Portanto, essa técnica de desenvolver produto por parte do aproveitamento da casca da laranja é uma virada de chave nas indústrias de suco de frutas, pois além de reciclar algo que antes não era visto com valor econômico, evita desperdício no meio ambiente.

Quer saber mais como aproveitar? Desenvolver um produto do zero, sem bater a cabeça? A CETA Jr. faz isso acontecer, entre em contato com conosco.

Não esqueça de nos seguir no Instagram (@cetajrconsultoria) para se manter atualizado nos assuntos. Além disso, entre em contato. Quer ficar por dentro de mais conteúdos similares ou quer saber mais sobre aproveitamento? Então de uma olhada em:

https://www.cetajrconsultoria.com/residuos-da-industria-de-alimentos-producao-de-farinhas/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *