Desafios ao produzir Alimentos Veganos

Desafios ao produzir alimentos veganos: tecnologia, ingredientes e composição ideal

Alimentos Veganos: tecnologia, ingredientes e composição ideal

Com os novos desafios do mercado, a indústria de alimentos está buscando se adaptar a tal, e as empresas que desejam inovar ou que já produzem produtos destinados a consumidores veganos ou alimentos funcionais investem em intensas pesquisas para a produção de produtos aceitáveis. No desenvolvimento do produto, as dificuldades não foram poucas, especialmente de natureza tecnológica bem como a escolha e combinação dos ingredientes, sendo necessários inúmeros testes para obter a formulação ideal em termos de consistência e sabor do produto acabado.

A tecnologia de alimentos visa à conservação, dependendo diretamente da escala de produção, operações e processos, realizados na etapa ideal de cada alimento, afetando a qualidade do produto final. Os processos que são realizados nas linhas de processamento são os que utilizam frio, calor, radiações, alta pressão etc.

Para o desenvolvimento da formulação dos alimentos são levadas em consideração as seguintes premissas:

  • Ingredientes que não tenham origem animal, incluindo corantes, aromatizantes, gomas e outros aditivos;
  • Formulação que tenha aceitação de mercado com suas características sensoriais;
  • Prefere-se os corantes naturais originários de extratos vegetais;
  • Opta-se por utilizar o menor teor de sal para atingir o sabor desejado;
  • Conservação natural do produto;
  • Combinação adequada dos fatores que interferem na sua conservação de forma a tornar e/ou manter as condições intrínsecas e extrínsecas desfavoráveis à degradação dos alimentos

Para que um alimento tenha uma boa qualidade é necessário que mantenha ao máximo as suas características nutritivas e sensoriais (aroma, sabor e cor). Eliminando os fatores que possam contribuir para a sua deterioração. Os principais desafios e causas de deterioração dos alimentos são de origem microbiana, química e enzimática, ocorrendo de acordo com certas condições próprias do alimento (fatores intrínsecos, tais como, composição do alimento e atividade de água) e em decorrência de fatores externos ao alimento (fatores extrínsecos, tais como, temperatura, presença ou ausência de oxigênio e luz).

Operações, como o envase, o armazenamento e o transporte, assim como a escolha de um material ou recipiente para a embalagem e temperatura de transporte e ou armazenamento do produto, tem influência direta em sua conservação e qualidade.  Trata-se de operações unitárias, igualmente importantes e indispensáveis à sua preservação, integradas à tecnologia envolvida no desenvolvimento do produto como um todo.

Está com duvidas ou desafios ao desenvolver seu alimento? Entre em contato com a nossa equipe e nós iremos lhe ajudar em todas as etapas. Com isso, descubra agora o que é e qual a importância do Selo Vegano para o seu produto. 

9 respostas

  1. It’s really a nice and helpful piece of information. I am happy that you shared this helpful information with us.
    Please stay us up to date like this. Thanks for sharing.

  2. whoah this weblog is wonderful i like studying
    your posts. Stay up the good work! You already know, lots of people are looking round
    for this info, you could aid them greatly.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *