Fitness e Funcional: Qual é a Diferença entre Elas?

Fitness e Funcional: Qual é a Diferença entre Elas?

Com certeza você já ouviu falar sobre a alimentação fitness e  funcional. Mas você já aderiu alguma delas? Realmente sabe sobre os prós que elas agregam em nossa saúde? Talvez você já tenha ingerido sem nem imaginar a vantagem dela. Então, conheça um pouco mais sobre essas linguagens dos alimentos.

O que é alimentação fitness?

A Comida fitness indica um alimento nutritivo, que dispõe aplicação ao corpo, sobretudo, evitando o excesso de gordura corporal e ajudando na hipertrofia muscular.

Por isso, são usadas refeições fracionadas ao longo do dia e são divididos em carboidratos e proteínas. Pode ser uma alimentação adversa para economia, por ser feita de itens caros e de difícil acesso. Mas esse ato de cozinhar faz com que você esteja mais próximo de itens frescos. Além disso, oferece outros prós como:

  • Melhorar o desempenho das atividades físicas;
  • Ganho de massa muscular;
  • Melhorar da pele.

Tipos de alimentos fitness mais utilizados nos cardápios

  • Batata – doce: Pois é fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, transmitem saciedade e evitam a fadiga durante a prática física.
  • Ovo: enriquecido de ômega-3, rico em proteínas de alto valor nutricional, gorduras boas e vitaminas.
  • Tapioca: É fonte de carboidrato de fácil absorção, fornece energia para o treino e colabora para a recuperação muscular.

Como é a alimentação Funcional?

Os alimentos funcionais, também conhecidos como nutracêuticos, são itens que além de nutrir, têm a traço de prevenção e tratamento de doenças.

Assim, seus benefícios resultam em vários efeitos metabólicos e fisiológicos que contribuem para uma melhor ação do seu corpo. Entretanto, eles não devem ser usados como remédios e sim para prevenir e tratar doenças.

Conheça alguns alimentos funcionais do nosso cotidiano

Assim sendo, eles estão mais presentes do que podemos imaginar. Dentre os mais comuns, estão:

  • Iogurtes com probióticos, que melhoram a saúde intestinal;
  • Leites enriquecidos com ferro, que ajuda na prevenção e no tratamento da anemia;
  • Leites com vitaminas e com o ácido ômega-3, que ajuda no controle do colesterol;
  • Água Mineral que contém alta concentração de vitaminas C e do complexo B, na qual fortalece o sistema imunológico;
  • Água Mineral que contém a fibra FOS, contribui para a prevenção dos cânceres de mama, de cólon, e na redução dos riscos de doenças cardiovasculares.

Além disso, vale enfatizar que o consumo dos mesmos seja de forma regular para que seus benefícios sejam alcançados. Como também, saber que esses alimentos somente funcionam quando fazem parte de uma dieta equilibrada, balanceada.

Afinal, fitness e funcional diferem?

Por fim, vale notar que ambas as nutrições têm como fim o benefício a saúde, como na prevenção de doenças. Mas, a crucial diferença entre elas, é que a fitness tem como plano moldar o corpo das pessoas que almejam. Já a funcional possui o fim de prevenir e tratar possíveis doenças. Portanto, a escolha da nutrição adequada depende do seu objetivo pessoal.

Você se interessa em entrar no ramo de alimentos fitness ou funcional? Ou já faz parte desse mercado de alimentação saudável e quer aprimorar o seu cardápio? Entre em contato conosco! A CETA Jr. pode te ajudar.

Confira o nosso Instagram (@cetajrconsultoria) e fique por dentro de todas as novidades do ramo alimentício. Confira aqui alguns textos relacionados a esse tema: Alimentos Nootrópicos: O que São e Para que Servem?.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder as suas perguntas. Fale com a gente!

× Como posso te ajudar?