Reutilização da Água na Indústria de Alimentos: Uma Prática Sustentável

Reutilização da Água na Indústria de Alimentos: Uma Prática Sustentável

Quando o reuso da água passou a ser uma necessidade?

A Revolução Industrial, ocorrida no Século XVIII, trouxe grande mudança nos modos de produção. Portanto, houve impactos em todas as áreas industriais, inclusive na área de alimentos, ajudando um número cada vez maior de pessoas. 

No entanto, com o aumento da demanda e da nação, a água tão usada em vários processos industriais, começou a dar sinais de escassez. Sendo assim, impõe-se o dever de poupa-la, inclusive utilizá-la em demandas de processos industriais.

Quais os benefícios dessa prática?

A Revolução Industrial, apesar de suas posteriores consequências, permitiu o avanço técnico e científico da sociedade. Todavia, agora expande-se diante de nós o avanço sustentável, em favor da qual técnica moderna pode ser utilizada, em particular no que tange à reuso da água.

Processos modernos empregados em tratamento podem trazer uma série de vantagens, dentre os quais os principais são: 

  • Redução drástica do consumo de água. Ela tem a mesma qualidade e pode trocar a água fornecida pelos sistemas de entrega público, trazendo redução de gastos na fatura;
  • O que permite assim a preservação de água potável, seja na forma de rios, lençóis freáticos etc.;
  • Além de preservar recursos hídricos, pode contribuir para a preservação dos solos, tão vital para a produção de alimentos e matéria-prima de origem vegetal. Ademais, permite a nutrição de maior parte da população;
  • Reduz os riscos à saúde, devido a menores chances de contagio.

Quais as aplicações para o reuso?

A água de reuso pode ter diversas aplicações, dependendo da necessidade e da qualidade dela utilizada de antemão. E, para o consumo os padrões de controle da qualidade são ainda mais rigorosos.  Aplica-se em:

  • Limpeza de máquinas;
  • Jardins e áreas comuns: A água derivada de processos industriais que já passou por um primeiro processo de tratamento pode ser usada na rega de jardins e para a limpeza dos espaços;
  • Sanitários: O reuso da água também pode ser realizado em sanitários, para o descarte dos resíduos, eliminando o desperdício de água potável nesses casos;
  • Para o consumo: Nesse caso, a água passa por um tratamento específico e avançado e pode ser utilizada para o consumo humano.

Qual a importância do reuso na indústria de alimentos?

Na indústria de alimentos e bebidas, além do uso de água potável como um item para a fabricação dos produtos, é preciso do líquido para diversas outras demandas. O que torna o líquido de reuso uma opção viável. Assim, é fácil observar que implantar um processo de gestão de água é crucial.

Fica claro, portanto, que o reuso de água com os tratamentos adequados, em particular as pertencentes à indústria de alimentos, são um avanço sustentável. Logo, a aplicação de processos modernos, se feita e adotada pelas empresas, pode chegar em inúmeros benefícios, além de aplicações. Levando, como resultado, a uma maior liberdade do fluido e outros recursos, tanto para as gerações presentes quanto para as futuras.

Quer evitar desperdício, não só de água, como também de outros recursos? Entre em contato, a CETA Jr. pode te ajudar e alavancar o seu negócio! Gostou do conteúdo? Confira o nosso Instagram (@cetajrconsultoria) e fique por dentro das notícias no mundo dos alimentos. Além disso, aqui estão alguns textos semelhantes a esse tema: Benefícios do Mapeamento de ProcessosQualidade da água: O que afeta minha produção?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *