Subprodutos de Frutos do Mar: Tem Como Aproveitar?

Subprodutos de Frutos do Mar: Tem Como Aproveitar?

Em primeiro lugar, os frutos do mar são alimentos únicos, sobretudo porque possuem sabores e receitas sofisticadas, saborosas e que combinam com qualquer ocasião e são produtos que possuem alto valor nutricional. Por isso, nos últimos anos os subprodutos gerados na indústria de pescado têm sido um grande desafio para os empresários do setor que necessitam destinar esses resíduos e não poluírem  o ambiente.

Sendo assim, aproximadamente 60 a 70% desse universo do pescado é descartado,  o que representa muito desperdício e o aproveitamento dos subprodutos de frutos do mar é uma solução vigente. 

Quais são os benefícios do pescado?

A princípio, o pescado é uma fonte rica em proteínas de alta qualidade contendo todos os aminoácidos essenciais, também fornecem gorduras essenciais, vitaminas e minerais, os resíduos de espécies marinhas do-mar, possuem um conteúdo de colágeno muito alto.

Diante disso, frente aos benefícios, podemos observar também um alto ônus econômico e ambiental decorrente dos descartes desses resíduos que, comprovadamente, podem se tornar matéria prima para a produção de insumos e produtos para outros segmentos industriais, inclusive os de maior valor agregado. 

Onde podemos empregar os subprodutos do pescado?

Apriori, a possibilidade de usar os subprodutos do pescado em vários segmentos do mercado é uma realidade que tem sido percebida por empresários e pesquisadores.

Sobretudo, fazer uso dos subprodutos gerados na indústria do pescado é de grande interesse para pesquisadores por ser altamente perecíveis e poluem o meio ambiente.

Por outro lado, quando aplicados setores industriais podem representar ganhos e benefícios, por exemplo:

  • Indústria farmacêutica; 
  • Indústria de alimentos; 
  • Indústria de cosméticos; 
  • Alimentos para animais (ração); 
  • Alimentos de grande valor nutritivo. 

Conclusões sobre a indústria pesqueira e os subprodutos 

Nessa perpectiva, existe uma gama de compostos com propriedades físico-química já estabelecidas e de interesse comercial nos subprodutos de frutos do mar, como: 

  • Colágeno; 
  • Gelatina; 
  • Ômega 3; 
  • Quitina e seus derivados; 
  • Carotenóides; 
  • Lipídios de alto valor. 

Visto isso, os subprodutos do pescado são considerados excelente matéria-prima para uso industrial devido a sua versatilidade e aplicação, pois podem gerar novos subprodutos e fomentar a economia brasileira.  

Gostou da novidade? Quer conhecer mais sobre o ramo de alimentos? Nos siga no Instagram (@cetajrconsultoria), fique por dentro dos nossos conteúdos e novidades acessando nosso blog:

Peixes de Laboratório: Você Conhece essa Novidade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *