Tecnologia de Encapsulação de Ingredientes

Tecnologia de Encapsulação de Ingredientes

De acordo com o relatório da Future Market Insights (FMI), “Food Encapsulation Market: Global Industry Analysis and Opportunity Assessment 2015 – 2020”, é previsto um crescimento de 9,4% ao ano do mercado global de encapsulamento no setor alimentício, representando US$ 5464.6 milhões até 2020.  A encapsulação pode servir de modo eficaz para criar alimentos que não sejam apenas como fonte de nutrientes com apelo sensorial, mas também, como uma fonte de bem- estar e saúde para os indivíduos. Quer saber mais? Continue conosco.

O que seria a encapsulação?

A encapsulação é o processo de aprisionamento de um ativo em um material polimérico a fim de conferir ao ingrediente encapsulado propriedades específicas. A microencapsulação, como pode também ser chamado, empacota produtos sólidos, gasosos e líquidos.

Quais são as vantagens?

  • Mudanças nos hábitos alimentares.
  • Aumento da popularidade de aromas exóticos.
  • Inovações no campo da culinária gourmet.
  • Interesse crescente sobre a preservação da qualidade dos alimentos.
  • Busca por maior velocidade e agilidade na inovação para geração de novos produtos.

Além das vantagens, para que é utilizado no mercado?

A nanoencapsulação estimula renovação de processos, tecnologias e produtos, para promover a performance de ingredientes às indústrias e, por consequência, ao consumidor final. O avanço destas iniciativas ajuda a preservar a validade, o sabor, oodor e aparência, aliados à manutenção das características nutricionais do produto.

Apesar da grande variedade de produtos encapsulados disponíveis no mercado, tem sido pouco encontrado no ramo alimentício. Um fator desse problema é o custo. Enquanto as áreas farmacêuticas e de cosméticos suportam um custo alto na produção, a área de alimentos trabalha, relativamente, com uma margem de lucro baixa.

Nas técnicas de encapsulação podem ser utilizados dois tipos de partículas: as cápsulas e as esferas. As cápsulas são constituídas por um único núcleo recoberto pela matriz encapsulante, constituindo a membrana da cápsula. Já as esferas são sistemas matriciais onde encontramos o material de núcleo uniformemente disperso na matriz polimérica de encapsulação.

Qual a melhor escolha para o seu negócio?

Depende. Antes da escolha, exige a observação de uma série de fatores. Dentre os fatores, podemos destacar:

  • Características físicas e químicas do produto desejado;
  • Propriedades físicas e químicas dos materiais utilizados;
  • Aplicação no produto final;
  • Mecanismos desejados de liberação do material encapsulado;
  • Escala de produção;
  • Custo.

Vimos, então, que o método de encapsulação, microencapsulação ou nanoencapsulação- termos utilizados- é uma técnica que está ganhando espaço no ramo alimentício e que é muito agregador. Possui vantagens em muitos aspectos, tanto na saúde do consumidor, quanto para a área técnica do ingrediente, visando uma melhora nas suas características. Além disso, há opções de capsulas, possibilitando uma escolha na hora de sua utilização e visão de especificidade.

Possui alguma dúvida ou problema a ser resolvido em seus processos atualmente? Deseja desenvolver ou realizar uma revisão de seu produto? Entre em contato conosco.

Gostou de conhecer sobre esse processo? Então, provavelmente o assunto sobre Tecnologia de Barreiras e a Indústria de Alimentos lhe interesse.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *