Conheça a verdade sobre a espuma da cerveja!

Junto com a cor e a turvação, a espuma é uma das características da cerveja mais apreciadas por seus consumidores. Mas qual a função da espuma na bebida?

Juntamente com a cor e a turvação, a espuma é uma das características da cerveja mais apreciadas por seus consumidores e que mais influenciam a sua decisão de compra. Por isso, é um fator muito importante para a indústria cervejeira.

Qual a função da espuma na bebida?

Formada e estabilizada principalmente pelas proteínas da cevada, ácidos do lúpulo e polissacarídeos. Não amiláceos, a espuma faz muito mais que embelezar o bom copo de cerveja. Ela é responsável por ajudar a manter a temperatura da bebida e prevenir seu contato com o ar. Com isso, evita oxidação e a consequente formação de aromas indesejáveis, contribuindo para que a cerveja mantenha seu sabor inalterado até o último gole.

Além disso, a espuma também é indicativa da qualidade da cerveja, uma vez que a formação de uma espuma de baixa qualidade pode ser evidência de falhas durante o processo de fabricação, como o contato dela com agentes de limpeza ou lubrificantes, utilização excessiva de adjuntos não maltados de baixo teor proteico e presença de partículas de gordura.

Devido a tantos benefícios, é muito importante manter a estabilidade da espuma. Mas, não basta todo o esforço despendido durante a fabricação: a forma como a cerveja é servida tem grande influência na formação e estabilidade da espuma. Ao ser colocada no copo, o ideal é que se formem cinco anéis ao longo deste e que as bolhas sejam pequenas e uniformes. Para isso, deve-se evitar utilizar copos sujos e com gordura, pois ela quebra a tensão superficial, prejudicando a estrutura da espuma. Resíduos de detergente também afetam a sua estabilidade. Portanto, a dica é usar detergente neutro e enxaguar muito bem o copo, antes de despejar cuidadosamente a cerveja, de boa qualidade, é claro.

Gostou de saber mais sobre a espuma da cerveja? Então, acompanhe nosso site e se liga nesses posts a seguir: Chopp e Cerveja (suas diferenças e seus pontos em comum)Cerveja: Entenda seus tipos e diferençasCachaça: Os Segredos da Caninha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *