Zero Açúcar no Rótulo: A Comida é Realmente Sem Açúcar?

Zero Açúcar no Rótulo: A Comida é Realmente Sem Açúcar?

É bem provável que você já deve ter escutado dúvidas ligadas aos alimentos que são ditos como “Zero açúcares”. Mas será mesmo que eles não possuem zero açúcar? Acabe de vez com essa dúvida!

Qual critério para um alimento ser considerado sem açúcar?

Quando um item é descrito como “Zero açúcar”, o que o senso comum entende é que o produto oferecido carrega quantidade nula de açúcar. Entretanto, na prática, quando com esse rótulo, o item pode conter até no máximo 0,5 g de açúcares em 100 g do alimento que será consumido.

Importante! 

Vale dizer que nesses casos o alimento não pode conter em sua lista de ingredientes qualquer tipo de açúcar. Contudo, caso tenha exceções, devemos sinalizar com * (asterisco) em uma nota.

Para esses dados, há uma norma feita pela RDC 54/2012 que torna opcional a declaração de que o item alimentício seja “Zero açúcar”, caso esteja incluído na regra citada acima. Essa declaração é feita pela INC – Informação Nutricional Complementar – salvo em alguns casos de itens específicos, como:

  • Bebidas alcoólicas;
  • Aditivos alimentares e cofatores de tecnologia;
  • Especiarias;
  • Vinagres;
  • Café, erva-mate, espécies vegetais no uso de chás e outras ervas, sem adição de outros itens que deem valor nutricional;
  • No caso de vitaminas e minerais, somente podem ser objeto de INC aqueles para os quais esteja estabelecido um valor de Ingestão Diária Recomendada (IDR) na regulamentação MERCOSUL correspondente.

Atenção aos que possuem restrição alimentar ao açúcar!

Ademais, não se esquecer de quem possui alguma restrição alimentar ao açúcar, como os diabéticos, e fornecer a esse público os tipos e opções de alimentos. Desta forma, cede-se serviços mais inclusivos. Por outro lado, é sempre bom ser claro com o cliente e fornecer todas as informações necessárias. Nesse sentido, os itens podem se destacar em um mercado muito competitivo.

Como sinalizar que o produto é “Zero açúcares”?

Assim, quando um item deseja sinalizar que é “Zero açúcares” deve utilizar os termos: “não contém”, “zero” ou “0”. Contudo, também é comum encontrar “livre de açúcares”, “0% açúcares”, “sem açúcares” e “isento de açúcares”.

O que podemos concluir com isso?

Um alimento, mesmo que indique “Zero açúcares” em seu rótulo, seus ingredientes podem conter açúcar, mesmo que seja muito pouco quase nula.

Se interessou por esse conteúdo? Quer saber mais sobre as novidades e tecnologias no mundo dos alimentos, assim como alavancar o seu negócio? Nos siga no Instagram (@cetajrconsultoria) e acompanhe nosso blog. Para algum suporte técnico, entre em contato conosco, a CETA Jr. pode te ajudar!

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o assunto? A CETA Jr. pode te ajudar! Entre em contato conosco e saiba mais sobre! Para mais notícias como essa fique ligado em nosso Blog e descubra muitos outros posts como esse emAçúcar: Substitua de Forma Saudável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *