Alimentos Termogênicos e Seus Impactos na Dieta

Alimentos Termogênicos e Seus Impactos na Dieta

Antes, é crucial saber o que são os alimentos termogênicos. Eles são ditos assim por exibirem um esforço na digestão pelo corpo, sendo preciso mais energia. Mas será que podemos fazer uma dieta com esses alimentos? Quais são seus prós?

5 alimentos termogênicos mais usados e seu papel no corpo:

Todos os alimentos na verdade são termogênicos. Entretanto, alguns têm um papel maior de ativar o metabolismo e outros têm um fim térmico. Desse modo, com o aumento do calor do corpo, o metabolismo acelera para queimar energia e gordura. Conheça os 5 mais consumidos:

  • Pimenta vermelha: Melhora a circulação do sangue, promove a ativação do metabolismo e o aumento da temperatura corporal.
  • Gengibre: Além de proteger o organismo de microrganismo, ele é oxidante, anti-inflamatório e melhora o sistema digestivo.
  • Canela: Regula os níveis de açúcar no corpo. Além disso, previne resfriados e doenças degenerativas.
  • Curry: Auxilia o sistema de defesa e ajuda na prevenção ao câncer.
  • Água gelada: Acelera o metabolismo. Isso se dá devido ao fato da bebida se igualar à temperatura do corpo, já que o organismo precisa gastar mais energia.

Algumas vantagens:

Esse tipo de dieta vem crescendo muito. Além disso, essa tipo de nutrição fornece varias vantagens à saúde.

  • Acelera a taxa metabólica: Por volta de 30%, oscila em cada organismo.
  • Aumenta a queima de gordura: Promovem a redução de gorduras ao ingeri-los e se exercitar.
  • Menor colesterol: São capazes de diminuir o colesterol em algum grau, o que é muito importante, pois um alto colesterol acarreta outros problemas de saúde.
  • Elimina toxinas: Ajuda a produção de suor, liberando toxinas, fazendo, assim, diminuir a chance de contrair alguma doença.

A dieta termogênica:

Os alimentos termogênicos assumem cerca de 10% do gasto calórico total, mas a melhora é apenas vista quando são ingeridos com frequência. Sendo assim, para bons resultados é preciso realizar exercícios físicos e junto do apoio de um especialista.

O alto consumo desses alimentos pode trazer alguns sintomas como: tontura, insônia, dor de cabeça e até gastrite. Ademais, eles podem lesar pessoas que já têm algum problema cardíaco ou pressão alta.

Contudo, o avanço de itens que incluam alimentos termogênicos vem crescendo no mercado de alimentos. A CETA Jr. tem a solução perfeita para você, entre em contato com um de nossos analistas e saiba mais!

Quer saber mais sobre os prós dessa dieta? Leia mais sobre esse e outros temas do ramo, siga nosso instagram (@cetajrconsultoria).

Mantenha-se por dentro e saiba mais em nosso blog sobre: O Futuro da Indústria de Alimentos: Visão 2030, Alergia e Intolerância: Dietas Restritivas, Konjac: A Nova Tendência para Dieta Low Carb.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *