Banana: Um Antidepressivo Natural!

Banana Um Antidepressivo Natural! (1)

Em primeiro lugar, ainda que a banana seja a fruta mais consumida no Brasil atualmente, poucos realmente sabem sobre seus inúmeros benefícios. Sendo assim, um deles é o efeito antidepressivo causado por alguns de seus componentes, como o triptofano e a vitamina B6.  

Os componentes da banana e seus efeitos antidepressivos: 

O estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa de Alimentação e Nutrição das Filipinas (FNRI) foi o responsável pela descoberta dos efeitos de alguns componentes da banana. Ademais, tais componentes são: 

  • O triptofano: É um importante aminoácido que ajuda a regular a produção da serotonina, conhecida por “hormônio da felicidade”. Desse modo, ao possuir uma alta concentração de triptofano, a banana possui um regulador natural do humor e do bem-estar.  
  • A vitamina B6: Essa vitamina controla o nível de glicose no sangue, o que reflete de modo direto no ânimo das pessoas. Além disso, a sua ausência ou baixo nível pode causar insônia, fraqueza e mau humor.  

Sendo assim, ao ser uma fruta rica nestes componentes, a banana passa a ter substâncias consideradas “antidepressivas”. No entanto, é importante destacar que apesar de saudável, a banana não é uma solução única para o tratamento contra a depressão.

Os benefícios aliados a saúde mental

Além dos benefícios trazidos pelos componentes citados, existem alguns outros trazidos pelo consumo da banana que influenciam na saúde mental. Conheça um deles:  

  • Fornecimento de energia: A banana é rica em carboidratos naturais, como a frutose e glicose. Assim, é uma ótima opção para obter energia de forma rápida, sendo procurada por atletas.  

Dessa maneira, ela pode ser considerada uma aliada da saúde mental, possuindo compostos que abrangem aspectos antidepressivos.  

Venha conhecer o nosso perfil do instagram (@cetajrconsultoria) para ficar por dentro de mais conhecimentos da área de alimentos! Ficou curioso por esse assunto? Você também pode gostar: 

https://www.cetajrconsultoria.com/temperos-e-sensacoes-sempre-lado-a-lado/  

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *