Temperos e Sensações: Sempre Lado a Lado

Temperos: Como Podem Transformar a Sua Cozinha

Em primeiro lugar, sempre existiu a busca por sensações que interagem com o provador, essa conexão é definida como propriedades organolépticas, ou seja, aquelas que podem ser facilmente percebidas pelos nossos sentidos. Assim sendo, os temperos estão totalmente ligados a inovações de sabores, sendo importante na disputa por clientes no mercado.

A final, o que é um tempero?

Os temperos são ingredientes acrescentados ao prato para intensificar, realçar ou melhorar seu aroma e sabor. Eles podem ter uso durante o processo de preparação ou até mesmo no alimento já pronto. Logo, seu uso deve ser com muita delicadeza e cuidado.

Categorias dos temperos:

  • Ervas: São folhas e talos de várias plantas, levando-se em conta seus sabores, aromas e propriedades medicinais. Ademais, podem proporcionar sensações calorosas e de frescor;
  • Especiarias: São produtos de origem vegetal como sementes, brotos, frutas, flores, cascas e raízes de plantas. Desse modo, devido à presença de óleos essenciais, possuem aroma e sabor mais acentuados;
  • Condimentos: São ingredientes líquidos ou em pó que proporcionam um sabor complementar ao prato.

Dentre esses citados, alguns molhos de muito sucesso popular também consideram-se condimentos. Por exemplo: Molho barbecue, molho teriaki e molho shoyu.

Dicas para a utilização dos temperos:

  • Ervas: picadas liberam sabor mais rapidamente do que as usadas inteiras, porém são muito delicadas, por isso é melhor picar no momento que for utilizar;
  • Especiarias: O sabor fica mais acentuado quando aquecidas antes do uso.

Como o armazenamento deve ser feito?

  • Ervas: É preciso que seu armazenamento seja com as ervas secas em recipientes de vidro;
  • Especiarias: Devem se manter processadas em potes de vidro ou plástico com ausência de luz.

Algumas combinações de sucesso:

Carnes Bovinas: Tempere com raspas de laranja, alecrim, tomilho e salsa. A acidez da laranja ajuda a amaciar a carne, dando um toque cítrico e as ervas levam frescor e sabor.

Peixes: Aposte no estragão, endro e raspas de limão para levar acidez e aroma, o que combina com a delicadeza deste tipo de proteína.

Aves: Use talo de salsão com um raminho de tomilho, manjerona, estragão e uma folha de louro. Assim, o prato vai ficar com toque leve e suave.

Dessa forma, é inevitável não se atentar as tendências e inovações de sabores buscando conexões e identidade da sua marca com o cliente.

Por fim, quer saber mais sobre esse assunto? Podemos te ajudar!!! Venha conferir no Instagram (@cetajrconsultoria) e fique por dentro das novidades em nosso Blog. Além disso você pode gostar de conferir um assunto parecido:

Alimentos Liofilizados: Praticidade e Sabor

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *