Cell-Based e Plant-Based: A Polêmica no Pescado

Cell-Based e Plant-Based_ A Polêmica no Pescado

Primeiramente, Plant-Based e Cell-Based são linhas de pesquisa que visam reduzir a cultura extrativista do pescado. Trazendo os mesmos benefícios de digestibilidade de uma carne proveniente do pescado, e ainda, melhora a nossa saúde. Além de permitir que pessoas que não são adeptas à ingestão de animais possam comer, já que não envolve sua morte. No entanto, vamos entender quais as suas diferenças, vantagens e desvantagens.

O que é Plant-Based?

Traduzindo de forma literal, do inglês, Plant-Based significa “comida a base de planta”. Se criou com o maior intuito de pessoas que não querem mais se alimentar com carnes de animais e que buscam melhora para a saúde. Dessa forma, voltado para o pescado, tem o objetivo de evitar o fim da biodiversidade marinha, não causar danos ecológicos, e ainda, algumas condições que certos peixes podem gerar um impacto negativo no ecossistema.

Vantagens da Plant-Based no pescado:

  • Abrange um público-alvo maior, tanto quem come de tudo, sem restrições, quanto quem deseja evitar ou parar completamente de ingerir carnes de animais;
  • Faz muito bem a saúde já que, reduz o colesterol, evita doenças cardiovasculares e crônicas, como por exemplo a obesidade e a diabetes.

Desvantagens da Plant-Based no pescado:

  • Somente a carne vegetal não possui o percentual adequado e indicado de aminoácidos essenciais para um organismo. Então é necessário ingerir também, proteínas que elevem esse percentual, seja de leguminosas ou cereais;
  • Ademais, essas proteínas vegetais possuem alguns fatores antinutricionais que diminuem a quantidade de absorção de nutrientes no organismo.

O que é Cell-Based?

Traduzindo de forma literal, do inglês, Cell-Based significa “comida a base de células”. Se criou com o maior intuito de poder criar carnes vindas dos animais, sem que eles morram. Então, basicamente são coletadas células deles, e em laboratórios são multiplicadas com engenharia celular, dando vida à uma carne celular.

Vantagens da Cell-Based no pescado:

  • Permite às pessoas que não querem deixar de consumir carne proveniente dos animais, ingerir um produto com características muito similares (textura, sabor, aparência), sem que haja a morte deles;
  • Do ponto de vista da saúde pública, é muito melhor o consumo de Cell-Based do que de carnes convencionais. Já que elas podem estar contaminadas por bactérias ou outros microrganismos, acarretando doenças ou até mesmo gerar uma epidemia.

Desvantagens da Cell-Based no pescado:

  • Por serem células e criadas em laboratório, possuem um custo financeiro altamente caro. Quando comparado com uma carne do pescado, pode chegar a ser quase o dobro do preço.
  • Ainda não há estudos e dados nutricionais em grande abundância sobre as carnes Cell-Based. E também, é um processo não tão rápido e que demanda muita luz e água, caindo diretamente sobre o meio-ambiente.

Por fim, gostou do conteúdo? Para saber mais sobre o ramo de alimentos nos siga no Instagram (@cetajrconsultoria) e fique por dentro das novidades presentes em nosso Blog. Descubra mais sobre outros artigos como esse acessando o link abaixo: https://www.cetajrconsultoria.com/blog/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *