Alimentos Liofilizados: Praticidade e Sabor

Alimentos Liofilizados: Praticidade e Sabor

Você já parou para pensar o quão difícil deve ser para pessoas que praticam esportes de aventura e longa duração se alimentarem durante esse tempo? Além de todo o esforço realizado, se preocupar em como levar alimentos que sejam nutritivos, certamente não é uma tarefa fácil.

Apesar disso, com a utilização de uma nova opção de consumo, essas questões tornam-se mais acessíveis. Evidentemente, os alimentos liofilizados são ótimos para manter a energia sempre em dia, sendo, além disso, de fácil consumo.

O processo de liofilização foi criado na França em 1906, contudo, começou a ser mais utilizado durante a Segunda Guerra Mundial. Ademais, no Brasil, vem sendo muito aplicado na indústria de alimentos.

Porém, do que se trata a liofilização? Se você ficou curioso e quer saber mais a respeito e o porquê de investir nesses alimentos, continue nos acompanhando ao longo do texto.

O que é o Processo de Liofilização?

O processo de liofilização, também conhecido como criosecagem ou criodesidratação, envolve dois métodos: congelamento e secagem.

Primeiramente, os alimentos são congelados para que toda água contida neles se transforme em gelo. Em seguida, o controle de umidade é realizado pelo processo de sublimação.

A fim de que a água dos alimentos passe do estado sólido diretamente para o estado gasoso, os mesmos são submetidos a uma pressão muito baixa e ao vácuo. Consequentemente, ao passar por esse processo, o alimento fica livre de umidade e apresenta uma preservação de suas qualidades nutricionais.

Quais alimentos podem ser Liofilizados?

A liofilização é indicada para produtos que contenham elementos sensíveis ao calor, como proteínas e vitaminas. Dessa forma, esses elementos ficam protegidos das reações enzimáticas e oxidativas que levam às perdas nutricionais. Assim sendo, o processo pode ser realizado em alimentos como:

  • Hortaliças (verduras, legumes, batata);
  • Frutas;
  • Cereais;
  • Leguminosas (feijão);
  • Proteínas(carne, frango e peixe);
  • Preparações (café com leite, sopas);
  • Leites, queijos e iogurtes;
  • Condimentos;
  • Extratos solúveis, entre outros.

Todavia, também podem ser submetidas ao processo, refeições pré-cozidas para uso militar, viagens espaciais e esportes específicos, por exemplo.

Diferença entre alimentos liofilizados e desidratados

O processo de desidratação convencional utiliza o ar quente para retirar toda água presente nos alimentos através da evaporação. Consequentemente, em virtude do calor pelo qual o alimento é submetido, pode ocorrer interferência em sua qualidade nutricional. Sendo assim, ao contrário da liofilização, ocorrem perdas que podem alterar as características do alimento.

Por que investir em alimentos Liofilizados?

São inúmeras as vantagens que um alimento liofilizado pode oferecer, seja em questões de praticidade ou até mesmo de valores nutricionais. Portanto, listaremos alguns dos principais pontos positivos:

  • Esse processo não utiliza conservante ou produtos químicos;
  • Além dos nutrientes, mantém a cor, o sabor e a forma dos alimentos;
  • Aumenta a estabilidade do produto, podendo ser conservado em temperatura ambiente sem necessidade de refrigeração;
  • Reduz o peso e volume dos alimentos, tornando mais fácil o armazenamento e o transporte;
  • Além disso, possibilita redução nos custos com embalagens e aumento da vida útil.

Desse modo, diante de tantas informações acerca dos alimentos liofilizados, agora você já sabe o motivo pelo qual esse produto pode ser um bom investimento. Entre em contato com um de nossos analistas e saiba mais!

Gostou do conteúdo? Não perca as novidades presentes em nosso Blog. E descubra mais sobre outros artigos que possam ser de seu interesse acessando os links abaixo:

Tendências: Alimentação do agora

Tomorrow Machine: Embalagens do Futuro

O Futuro da Indústria de Alimentos: Visão 2030

 

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder as suas perguntas. Fale com a gente!

× Como posso te ajudar?