Carotenoides: Como Obtê-los a Partir de Resíduos Vegetais

Carotenoides: Como Obtê-los a Partir de Resíduos Vegetais

O que são carotenoides?

São um grupo de pigmentos naturais responsáveis pelas cores amarela, laranja e vermelha presente em folhas, sementes, frutas e flores. Ainda, em menor quantia, podem estar presentes em comidas de origem animal como ovos e carne.

No mundo atual, são usados na forma de corantes suplementos com um mercado global de milhões. Nesse sentido, quais são os prós dos carotenoides? Existem em grande porção? Qual seria a vantagem de extraí-los a partir de resíduos vegetais?

Benefícios à Saúde

A princípio, já se sabe que eles possuem diversos efeitos benéficos para a saúde humana como:

  • Atividade antioxidante;
  • Precursores de vitamina A;
  • Previne doenças cardíacas;
  • Ajuda na manutenção da visão e prevenção contra catarata.

Vantagens de aproveitar os resíduos vegetais

Primeiro, os subprodutos gerados no preparo na indústria, geram custos para o descarte e até problemas ambientais devido ao grande volume de material residual. Dessa forma, através do reuso dos resíduos, a empresa consegue controlar com o descarte ou até aumentar a renda na produção de novos produtos.

De maneira idêntica, a extração de pigmentos naturais a partir dos resíduos vêm se tornando uma opção ao uso de corantes sintéticos. Assim, além da cor, carregam consigo prós à saúde.

Métodos de obtenção de carotenoides a partir dos resíduos

Antes de tudo, as empresas que usam a uva, por exemplo, possuem grande quantia de substratos de cascas e bagaços, todos fontes de carotenoides. Dessa forma, hoje, estuda-se diversos métodos para a obtenção desse pigmento a partir de resíduos, porém, o mais usado é com solventes naturais. 

Desse modo, o solvente orgânico se baseia na difusão do solvente na matriz, solubilizando os carotenoides presentes no resíduo usado. Além disso, junto com esse processo, é usado calor e agitação. Assim, pode-se citar como os mais usados, a acetona, etanol, hexano e éter de petróleo.

Logo, consegue-se ver que a extração de carotenoides a partir de resíduos, traz consigo muitos pontos positivos. Ademais, seu uso vem crescendo e tomando um grande espaço na indústria.

Gostou desse conteúdo e quer conhecer novas tendências no mercado? Gostaria de implementar essa técnica na sua empresa? A CETA Jr pode te ajudar com isso, entre em contato conosco! Além disso, confira o nosso blog, nos siga no Instagram (@cetajrconsultoria) e acompanhe de perto todas as novidades. Confira também alguns textos relacionados a essa assunto: Resíduos da Indústria de Alimentos: Produção de Farinhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *