Embalagens Retornáveis: Conheça Essa Inovação

Embalagens Retornáveis: Conheça Essa Inovação

A pandemia mundial da Covid 19, ocasionou diversas mudanças em nosso cotidiano, uma delas foi a necessidade do isolamento social. E em virtude do isolamento, foi notório a crescente no sistema delivery. Dados apontam que houve, a cerca de, 975% de aumento nos pedidos por meio desse sistema.

Mas já parou para pensar o quanto de embalagem plástica foi utilizada nesse período, e quanto isso pode ter sido prejudicial ao meio ambiente? Como alternativa as embalagens descartáveis, algumas empresas brasileiras criaram uma cadeia de embalagens retornáveis, buscando promover uma operação delivery mais sustentável. Quer saber mais? Confira no texto abaixo. 

A cadeia das embalagens retornáveis: 

Já esteve em contato com as garrafas retornáveis? A resposta deve ser sim. Assim, era muito comum comprar bebidas em garrafas de vidro, e depois do consumo, trocá-las por garrafas cheias, pagando um valor bem abaixo da primeira compra. Dessa forma, o novo modo para embalagens retornáveis no delivery, funciona da mesma forma. 

Ao comprar seu item no delivery, a embalagem usada poderá ser reutilizada. Ademais, posterior ao uso, o cliente tem a opção de solicitar, a empresa que desenvolveu o sistema, a coleta da embalagem. E após a retirada, o local realiza a higienização da embalagem, e a devolve para os restaurantes parceiros. Assim, o cliente recebe parte do valor pago de volta.

Qual impacto dessa inovação?

Apenas em 2018, segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o Brasil fez cerca de 11,3 milhões de lixos plásticos, e apenas 1,28% desse total é reciclado. Dessa forma, que o uso de plástico explodiu na pandemia, o seu descarte será ainda maior, muito em consequência a aumento da demanda do delivery. 

Uma projeção da re.pote, startup que fornece o serviço de embalagens reutilizáveis para restaurantes, estima que em apenas 1 ano, 250 mil toneladas de resíduos deixarão de ir ao lixo. 

Como posso participar desse movimento?

Hoje em dia há duas startups com nomes muito fortes na inovação da logística circular das embalagens, a Re.Pote e Turtle Box

  • Turtle Box – o consumidor tem que ter três embalagens em casa, e solicitar a coleta das mesmas, e após a coleta, o mesmo recebe R$ 15,00 reais em créditos no iFood. Por enquanto, a startup só atua em Belo Horizonte, cidade de Minas Gerais, porém busca se expandir para outros estados em breve. 
  • Re.Pote – trabalha com um serviço de assinatura para a entrega de embalagens reutilizáveis para restaurantes parceiros, os clientes selecionam pelo aplicativo, que desejam a embalagem da re.pote. Desse modo, sua área de atuação é mais limitada, apenas no estado de São Paulo, em parceria com um restaurante de comida natural. 

Desse modo, o modo de embalagens reutilizáveis em delivery não é viável para o Brasil inteiro, porém mesmo que em poucos estados, o impacto que essa inovação gerará ao mesmo ambiente é muito grande

Quer saber mais sobre as outras inovações no mundo dos alimentos? Siga-nos no Instagram (@cetajrconsultoria) e acompanhe nosso blog. 

Gostou do conteúdo? Mantenha se atualizado e confira mais sobre alguns temas abordados no post: Dark Kitchens: A Nova tendência no Setor de Food Service, Cápsula D’Água: Água Comestível?, Bisfenol A ou BPA: Riscos de Embalagens Plásticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *