Plant-Based: Uma Onda Nos Frutos Do Mar

Rastreabilidade: Como aplicar no meu produto?

O auge dos alimentos de origem vegetal tem sido incomparável nos últimos anos e, durante a pandemia, teve um grande impulso. Portanto, esse impulso veio da quebra de nicho de vegetarianos e veganos, quando fatores de saúde, ética e meio ambiente começaram a motivar mudanças, trazendo uma maior adesão ao vegetarianismo.

O que é plant-based?

  • São produtos à base de ingredientes vegetais,
  • Aparência, textura e sabor que se assemelham aos produtos feitos com proteína animal.
  • De início, os produtos plant-based só atendia ao público vegetariano e vegano, mas na parte sensorial, ainda estava distante dos produtos similares de origem animal.

Por que transformar frutos do mar em plant-based?

Antes de tudo, é válido citar que a demanda por peixes aumentou, mas a oferta diminui conforme a biodisponibilidade das espécies, além dos preços altos interferindo no poder de compra dos consumidores. Sendo asssim, há uma necessidade de preencher a lacuna com produtos semelhantes e que seja atraente ao público alvo.

Para isso, uma pesquisa de mercado feita estima o crescimento de 14% entre 2019 e 2024 para o mercado de produtos à base de plantas. Nessa perspectiva, embora os substitutos de carne possuam crescimento rápido, espera-se que as alternativas de frutos do mar também atinjam uma expansão nos próximos anos.

Mesmo assim, apesar dos produtos cultivados serem uma solução para resolver o desafio de recriar a textura dos frutos do mar mais reais, esta tecnologia ainda está em desenvolvimento e seus custos de produção são altos. Além disso, a criação de produtos à base de plantas envolve grande desafios e precisam de pessoas experientes para ajudá-los na produção.

Conclua-se, portanto, com os investimentos em novos ingredientes, e com a incorporação de novas tecnologias, em três ou quatro anos os produtos plant-based disputarão por igual com os similares à base de proteína animal. A certeza é: Os alimentos plant-based estão se consolidando como uma alternativa na alimentação da população mundial e que o mercado seguirá ampliando a oferta.

Por último, gostou de saber um pouco mais sobre peixes e frutos do mar à base de plantas? Para saber mais sobre assuntos como esse, nos siga no Instagram @cetajrconsultoria e acesse também nosso blog para ficar por dentro das melhores novidades.

Acesse o link para ler mais um artigo:

https://www.cetajrconsultoria.com/maes-e-rotulagem-de-alimentos-qual-a-relacao/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *