Sustentabilidade na Produção de Grãos

Sustentabilidade na Produção de Grãos

O Brasil possui uma alta demanda para produção de grãos, uma vez que possui um avanço estimado entre 15% até 20% de sua produção. Esse aumento relevante requer uma atenção especial no quesito sustentabilidade, ou seja, buscar uma produção de grãos com mais eficiência.

Crescimento esperado X Sustentabilidade

O crescimento estimado para produção de grãos nos próximos anos é de quase 40 milhões de toneladas, gerando um receio quanto a área de plantio. O alto PIB (Produto Interno Bruto) gerado pelo setor de grãos tem proposto discussões com foco em temas sustentáveis e também na eficiência da produção.  

Essas discussões incitadas devido ao grande consumo de recursos, energia e demanda de terras férteis, logo um importante assunto para o tema de sustentabilidade.

Panorama atual

Tal setor possui uma parcela relevante na receita do país, assim atraindo mais capital, porém, com um modelo de produção com margem para melhorias. O modelo atual busca expandir a área de plantio não só pela derrubada de florestas, mas também pelo uso desmedido de pesticidas e recursos naturais. 

Todavia com a crescente atenção ao tema da sustentabilidade, o cenário atual tem sofrido rápidas mudanças, isto é, foco na redução de custos e recursos naturais.

O que está sendo feito?

A maior atenção aos efeitos de mudanças climáticas e prejuízos tem motivado os produtores de grãos do país a buscar soluções sustentáveis. 

Por exemplo, com o auxílio de pesquisas na área e adaptação do produtor, é observado um ganho de força na produção e atenção à sustentabilidade. Logo, o aumento da produção passa a ocorrer de forma cuidadosa, já que busca não ultrapassar a atual área cultivada e o uso de recursos.

Um desafio para o futuro

O desafio se mostra cada vez mais complexo de acordo a demanda de adaptação ao setor e integração da lavoura, floresta e pecuária. Estresses climáticos cada vez mais comuns e redução no uso de recursos naturais têm motivado estudos e novas tendências, como por exemplo, agricultura 4.0.

No que agricultura 4.0 pode nos ajudar?

O uso de novas ferramentas e técnicas como a chamada agricultura 4.0 podem ajudar no rendimento, ou seja, fatores motivadores e de proteção dos grãos. Por certo, com a criação de grãos que se adaptam melhor as condições do solo e clima brasileiro, tem-se a base para a produção futura. Em suma, haverá sistemas que encontram novas áreas de plantio e melhoram as já cultivadas ou pouco exploradas.

Produção do futuro

É visível que o melhor manejo da produção permite o avanço na qualidade dos grãos com menor consumo de recursos e uma menor área de cultivo. Desse modo soluções que buscam tornar a produção com mais vantagem incluem tanto mudanças no campo quanto nas cidades, além de integrar saberes de várias áreas. 

Através do serviço de mapeamento de processos, feito pela CETA Jr., podemos determinar o fluxo de produção mais eficiente, reduzindo as perdas e gastos de energia. Ademais, propomos melhorias e sugestões de aparatos mais eficazes.

Quer saber mais sobre esse assunto? Podemos te ajudar!!! Venha conferir no Instagram (@cetajrconsultoria) e fique por dentro das novidades em nosso Blog.

Café Descafeinado: Como se Produz?

Cereais: Quais São Suas Funcionalidades?

Sua Empresa está Preparada para o Consumidor Consciente?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *